Dicas Produtividade

15 exercícios para ter ideias criativas

Geyvson Andrade
Escrito por Geyvson Andrade

A criatividade não é um privilégio exclusivo de grandes artistas da humanidade ou de célebres empresários que fizeram história.

Na verdade, ter ideias criativas pode ser um processo bem simples. Para provar isso, listamos 15 exercícios para ter ideias criativas.

15 exercícios para ter ideias criativas

1. Fuja da Rotina

Uma rotina extremamente repetitiva pode ser uma grande inimiga da criatividade. Ir e voltar do trabalho sempre no mesmo horário, levar e buscar os filhos na escola, assistir ao mesmo jornal e dormir para que no dia seguinte, esse ciclo continue a se repetir.

Fazer algo diferente dentro da sua própria rotina pode estimular a sua criatividade. Não é preciso mudá-la por completo. Basta se permitir fazer alguma coisa diferente em algum dia, fugindo do óbvio.

2. Leia mais

A leitura é uma das melhores técnicas para aumentar a criatividade. Isso acontece por que a leitura estimula automaticamente a nossa imaginação, já que as palavras não dispõem de recursos audiovisuais para nos entregar uma “cena pronta”, como acontece nos filmes, nas séries e nas novelas.

3. Observe o mundo ao seu redor

A forma como nós observamos o mundo ao nosso redor muito influencia nas nossas ideias. Muitas vezes, o cotidiano nos impede de observar o mundo com a calma que poderíamos.

Preferimos ficar presos às telas dos computadores e dos celulares, e nos esquecemos que observar as pequenas coisas nos ambientes ao nosso redor é um dos melhores exercícios para a criatividade.

4. Foco em resolver problemas

Se concentrar em resolver problemas, mesmo que pequenos, no ambiente de trabalho, no núcleo familiar, ou em seus relacionamentos, pode ser um ótimo caminho para ter ideias criativas. Isso por que muitas dessas situações exigirão formas inovadoras para resolver conflitos.

5. Crie histórias

Mesmo que você não as registre, criar histórias em sua mente é um ótimo método para estimular a criatividade. Pegue uma situação inusitada pela qual você passou durante o dia e tente transformá-la em um pequeno texto para a rede social. Você passará a ter ideias mais criativas ao tomar essa atitude.

6.Tenha momentos de nostalgia

Olhar para o passado de forma a entender como você chegou no presente é outro exercício que pode estimular a sua criatividade. Relembrar situações pelas quais você já passou pode preparar a sua mente para ter ideias criativas para o futuro.

Para isso, você pode procurar um álbum antigo de família, conversar com amigos com os quais não fala há muito tempo ou visitar locais que frequentou durante muito tempo.

7. Tire um tempo para refletir

O silêncio é um grande parceiro da criatividade. Tirar um tempo para falar com o seu eu interior pode fazer com que você tenha a mente preparada para ter ideias mais criativas.

8. Questione até mesmo as coisas mais óbvias

Não aceite respostas simples ou prontas para tudo. Faça perguntas sobre coisas sobre as quais você já está acostumado e veja o quanto isso pode aumentar a sua criatividade.

9. Divirta-se na busca por ideias criativas

A pressão, além da perfeição, também é inimiga da criatividade. Por isso, faça do seu processo criativo uma diversão. Quando você se diverte, sua energia muda e flui de forma que sua mente tenha ideias mais criativas.

10. Não tenha medo de errar

Erros são comuns durante o processo criativo. Em muitos casos, errar é necessário para que você descubra novos caminhos que você pode seguir. Até mesmo o pior dos fracassos pode te levar ao sucesso.

11. Seja Otimista

Seja otimista com as suas ideias. Se eles não derem certo, pelo menos, não terá sido culpa do seu pessimismo, já que ele muito influencia o fracasso de um projeto. Por isso, procure ser mais otimista em relação às suas criações.

12. Tenha diálogos saudáveis

Promover diálogos saudáveis em um grupo de pessoas pode aumentar e muito a sua criatividade. Afinal, o diálogo é uma das principais fontes para a criatividade. É no contato com o outro que uma grande ideia pode surgir. Nem sempre a criatividade surge no ócio ou em um ambiente isolado.

13. Contemple imagens

Esse é outro exercício de observação, que consiste em você analisar uma imagem em seus diferentes ângulos. Procure observar uma imagem fugindo daquilo que é mais óbvio na fotografia. A ideia é procurar por elementos que não chamam a atenção à primeira vista. Isso pode estimular a sua criatividade.

14. Desenhe!

Mesmo que você não tenha talento para as ilustrações, criar um desenho, qualquer desenho, pode levar sua mente a descobrir novos caminhos. Ou seja, outro ótimo exercício para ter ideias criativas.

15. Deixe a sua mente descansar

Na rotina, é comum que fiquemos exaustos da quantidade de informações que recebemos todos os dias. Por isso, tire um tempo, por mais que pouco, do seu dia para descansar a mente e conseguir sair desse estado de receptor. Assim, sua mente pode estar livre o bastante para se dedicar a novas ideias.

Sobre o autor

Geyvson Andrade

Geyvson Andrade

CEO da Emconexão Sistemas, Empreendedor, Pós Graduado em Gestão Pública, Jornalista, Bacharelando Direito.

Deixe uma resposta