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5 dicas infalíveis para ter uma franquia de excelência

Geyvson Andrade
Escrito por Geyvson Andrade

Ter uma franquia é o desejo de muitos que querem empreender, sendo uma das formas mais seguras e econômicas para ter um negócio próprio. No entanto, não basta apenas entrar no negócio.

Na verdade, você ainda tem uma bela chance de não se encontrar no meio. Ter uma franquia não irá lhe fazer render num passe de mágica, são necessárias algumas mudanças para fazer dar certo.

E para empreender nesse meio, são necessárias certas dicas. Prossiga com a leitura do artigo e entenda mais sobre como crescer com sua franquia!

Comece escolhendo bem sua franquia

Apesar de ser um mercado em ascensão (é previsto aumento de 8-10% para esse ano), é necessário bastante cuidado antes de escolher uma franquia. Um passo importante para ter uma de excelência é escolher a que seja excelente para você.

O risco de fracasso diminui quando a sua escolha se alinha com expectativas e investimentos, além de perfil e habilidades. Cabe aí até uma análise da lucratividade que o negócio pode permitir.

Dessa forma, para escolher uma franquia ideal, você deve:

  • Ter uma análise de seu perfil;
  • Ter uma análise dos mercados que se encontram com seu perfil;
  • Conversar com franqueadores e franqueados;
  • Calcular o quanto pode investir;
  • Estudar o COF (Circular de Oferta de Franquias) e contrato;
  • Definir o papel das partes para que seja benéfico no geral.

Após esses termos, você pode escolher uma franquia que atenda suas expectativas. Agora é hora de aumentar essas expectativas e tornar-se um franqueado de excelência!

5 dicas infalíveis para ser um franqueado excelente

Após escolher uma franquia que atenda às suas expectativas, é hora de você empreender para que ela possa alcançar um novo patamar. Você deve ter um perfil para isso, sendo capaz para execução de processos, tendo iniciativa e bom relacionamento.

5 dicas são infalíveis para ter o caminho de um excelente franqueado.

Ambiente

O espaço de uma franquia deve trazer um sentimento de confortabilidade ao cliente, sendo limpo e agradável, através da música, do cheiro e da mobília. Não só você deve montar o local dessa forma, como deve trabalhar por sua manutenção.

Dessa forma, o cliente permanece mais tempo ali e ainda cria uma vontade de retornar. É importante que você mantenha a imagem que ele criou de sua loja – ou talvez até aprimore a experiência.

Atendimento

Não só espaço atrai cliente, como também bom atendimento que o faça se sentir único e especial naquele lugar, mesmo que atenda a tantos outros. Ele deve se sentir parte daquele espaço, como se não fosse tão distante de sua casa.

Isso parte da interação que é promovida entre equipe de vendas e ele, como é feita a interação e quantas informações possui sobre sua clientela. Quanto mais conhece sobre o cliente (veja sobre CRM), maior é a chance de oferecer algo único a ele.

Treinamento

A equipe de vendas não vai saber magicamente como interagir com o público, é necessário haver treinamento. Isso costuma ser coberto pela franqueadora, que passa também seu plano de negócios, ou seja, como costuma proceder.

O treinamento dos funcionários deve ser didático, para que tenha total noção do que fazer, e eficiente. Ele deve estar preparado para lidar com o sistema de vendas e com o cliente, assim como para saber improvisar em casos especiais.

Presença

Do que vale treinamento, se o dono da franquia não se encontra presente? Ele é parte essencial do maquinário, não sendo apenas presente na administração do negócio. Sua presença motiva o funcionário e, melhor, supervisiona seu trabalho.

Supervisionar não é útil apenas para apontar erros que a equipe comete, mas também para oferecer orientação de como proceder nas próximas vezes. Lembre-se: o dono deve também apresentar o caminho para que o funcionário aprimore competências.

Fidelização

Parte de fazer o cliente se sentir especial é oferecer meios para que ele se fidelize e crie um laço que o faça retornar ali. Isso pode vir de diferentes maneiras, como:

  • Interações diretas com o gerente;
  • Produtos com qualidade única;
  • Promoções;
  • Entre outras coisas.

Inclusive, criar um programa de fidelização é uma forma direta de criar uma opinião positiva no cliente.

Dica extra para ter uma franquia de excelência

Parte de ter uma franquia de excelência é saber reconhecer as oportunidades que surgem para transformá-las em negócio. Tecnologia, por exemplo, é uma área que cada vez mais tem crescido no mercado – e que pode ter valores bons para o empreendedor.

Para investir em franquia de tecnologia, você pode ter um custo baixo de R$ 4.500, valor mínimo de uma. É uma chance boa de empreender sem sofrer tanto com os custos.

Sobre o autor

Geyvson Andrade

Geyvson Andrade

CEO da Emconexão Sistemas, Empreendedor, Pós Graduado em Gestão Pública, Jornalista, Bacharelando Direito.

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