Franquia

5 lições do dia a dia sobre Franquia

Geyvson Andrade
Escrito por Geyvson Andrade

Ser um empreendedor de sucesso nos dias atuais não é uma tarefa simples, não por conta do número de concorrentes presentes no mercado, mas pelo fato de que empreender diante das incertezas da economia brasileira tem sido um risco para o bolso. Contudo, aos que sonham com o próprio negócio, as franquias se tornaram solução, pois tecnicamente elas garantem segurança para o seu bolso.

As franquias se tornaram um modelo negócio lucrativo e promissor ao mercado atual, que garantem segurança ao empreendedor por auxiliá-lo na implantação do negócio em um segmento de mercado específico. Entretanto, para que faça o sucesso que almeja, deve se esforçar e inclusive, tentar se espelhar em outros negócios bem sucedidos – além de analisar as lições do dia dia sobre franquias.

Deseja saber quais são as principais lições do dia dia sobre franquias? Confira.

 1 – Seja um investidor conservador, tome cuidado com os exageros

Ao abrir uma franquia as pessoas pensam que estão cem por cento seguras, por conta do franqueador prestar auxílio quando necessário. A partir disso, passa a ser comum as pessoas começaram a investir o seu capital de maneira acelerada por acreditar no retorno garantido daquele investimento e sem fazer pesquisas.

Claro, todo bom empreendedor precisa se arriscar, mas isso não significa perder a noção da realidade por se achar seguro. Gaste o menos possível e tente fazer reflexões sobre o amadurecimento da sua empresa – esteja contando com ajuda do franqueador ou não. Não cometa loucuras, pesquisa e identifique quais são as mudanças necessárias para você alcançar o resultado e melhoria que deseja.

Pense no amadurecimento natural do seu empreendimento. Tente não acelerar as fases para não correr o risco de se perder no caminho. Investir é algo que irá exigir conhecimento, por isso nunca é tarde para analisar o mercado que atua e as chances de sucesso de investimentos específicos. Pesquise incansavelmente.

2 – Não tenha medo da concorrência, ao invés disso, aprenda com ela

Ter uma franquia de sucesso faz com que a sua empresa esteja em evidência no mercado e consequentemente, comece a ter concorrentes. A sua postura como empreendedor deve ser a mais atenta possível em relação a concorrência, mas não no sentido de ter medo daquilo que eles executam para atrair seus clientes.

Pelo contrário, a ideia é que se mantenha atento para a identificação das forças, fraquezas e objetivos da concorrência. Mesmo que seu empreendimento ainda não esteja estabelecido a sua postura precisa ser de coragem, buscando espaço no nicho em que se enquadra. A ideia não é ter uma postura agressiva, mas sim a postura que te permita agir se necessário para melhorar seu posicionamento.

A ideia é que busque espaço ao lado das empresas líderes do mercado, tendo o princípio de que a sua franquia provavelmente encontra-se dentro de um nicho de sucesso e por isso que a concorrência deve maior. Ou seja. Esteja atento aos processos de crescimento da concorrência para identificar boas oportunidades.

3 – Se for para correr riscos, que sejam riscos inteligentes

Fazer sua franquia correr algum tipo de risco tende a ser a decisão mais imatura e insensível para a sua imagem. Entretanto, pode-se dizer que tudo depende do tipo de risco em que a está se metendo. Se for um risco que, a princípio, tem o potencial de te proporcionar mais sucesso, ótimo, caso contrário tente evitá-lo.

As franquias ter uma imagem já consolidada no mercado, com clientes “fixos” e uma linha de trabalho padrão. Fugir desse modelo tende a ser um risco enorme para a sua imagem e crescimento, mas dependendo do que está procurando ou do resultado que pode obter, esse risco passa a ser uma estratégia interessante- – mas, mantenha-se atento para reverter os potenciais erros caso eles ocorram.

Se deseja obter novas habilidades, resultados diferentes do comum e outros, se mostra necessário saber correr riscos inteligentes – seja ao experimentar novos caminhos no nicho que atua ou saindo da zona de conforto em seu nicho atual. Entenda que “empreendedores que não se arriscam, não alcançam o diferente”.

4 – Analisar o mercado é preciso, mas não esqueça de se “autoanalisar”

Entenda que o sentido de auto análise neste momento deve estar voltado para o seu negócio, não apenas para você como um empreendedor. É comum que as empresas estejam preocupadas com o desenvolvimento dos seus concorrentes, mas isso não justifica esquecer da qualidade de gestão do seu próprio negócio.

Manter-se atento aos movimentos e tendências do mercado é algo necessário e imprescindível para a sua sobrevivência, mas ao focar apenas nesses detalhes é comum que os riscos de falência e descontrole interno ocorram com facilidade. Saiba observar ambos os ambientes, tanto o interno como o externo, para ter a chance de se sobressair ao identificar estratégias eficientes aos seus problemas.

Busque por conteúdos novos no mercado, mas tente identificar quais seriam as reais necessidades da sua empresa. Se deseja sobressair-se diante de todos os concorrentes, deve saber “nadar contra a maré” e lançar diferenciais que sejam notáveis ao consumidor, e isso você só pode fazer ao analisar ambos ambientes.

5 – Na dúvida, o planejamento é a melhor forma de identificar oportunidades

Ao iniciar um novo negócio é comum desenvolver um plano de negócio para ter conhecimento sobre os objetivos que possui, como o mercado em questão tem o hábito de atuar, quais são os seus concorrentes, quais serão as atividades que irá desenvolver e outros detalhes precisos para o desenvolvimento do negócio.

No caso da franquia não é diferente. Assim que resolve abrir uma franquia, será comum receber informações do franqueador sobre a forma de agir no mercado e principalmente quais os planos da franquia a curto e longo prazo. Entretanto, é crucial entender que o planejamento, não necessariamente, deve ser feito no início do seu negócio. Pelo contrário, ele pode ser feito em qualquer momento.

Ou seja. Deseja incorporar uma nova estratégia na sua franquia? Crie um plano que permita identificar a melhor forma de incorporar essa ação no seu negócio, analisando oportunidades que a mesma tende proporcionar, além de riscos que possam surgir. O planejamento será o seu melhor amigo para buscar o sucesso.

Sobre o autor

Geyvson Andrade

Geyvson Andrade

CEO da Emconexão Sistemas, Empreendedor, Pós Graduado em Gestão Pública, Jornalista, Bacharelando Direito.

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