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Como transformar o seu time em uma máquina de vendas

Geyvson Andrade
Escrito por Geyvson Andrade

Para um empreendedor, é importante alcançar uma margem de lucro acima do esperado. Ele sabe que muitos aspectos interferem no processo de venda, assim como tem a noção de que existe um ponto definidor para sucesso da franquia: sua equipe.

Se um empreendedor busca mudar seu negócio de patamar, ele deve transformar seu time em uma máquina de vendas!

Curioso em saber como fazer isso? Prossiga com a leitura do artigo e entenda mais sobre como transformar sua equipe da água pro vinho.

Trabalho em equipe: como criar uma máquina de vendas

O que você espera de uma máquina de vendas? Que os lucros sejam escaláveis, que tenha consistência e, principalmente, que seja lucrativo. E o que é feito para criar essa balança positiva?

Primeiramente, o estabelecimento do que é vendido ao cliente através de quem você realmente pretende atingir. É um passo básico para entender o mercado-chave, através da segmentação de público, e depois compreender qual deve ser seu diferencial.

Segundo, entender o que é sua empresa e a quem você pode atingir, para assim conseguir se posicionar no mercado e oferecer um preço correto. Essa é a base da qual você parte para entender os canais de comunicação com o público.

Afinal, você pode trazer algo diferente para um mercado tradicional, que já possui público fácil de identificar, grande, acessível, receptivo e estável. Diferencial é o produto ser interessante.

Ao entender seu produto, você deve entender onde está seu público, pois você pode se comunicar com ele através de:

  • E-commerce;
  • Loja própria;
  • Varejo/atacado;
  • Entre outros.

Para entender qual o melhor canal de comunicação, deve levar em conta aspectos como: cobertura do mercado, controle, custo e poder de convencimento de quem se encontra no canal.

E quem se encontra num dos lados desse canal? Sua equipe de vendas!

Como transformar a equipe de vendas em uma máquina

Um time treinado e eficiente é a base de uma máquina de vendas, muitas vezes surgindo como principal destaque de uma franquia. É necessário ter uma boa gestão de pessoas para lidar com os integrantes de uma equipe e criar toda uma cultura de desempenho.

Algumas dicas podem ajudar nisso!

Treinamento

Antes de aplicar qualquer método mirabolante, é necessário preparar o básico: o atendimento ao cliente. Uma equipe capacitada é o que pode fidelizar o público ao invés de distanciá-lo.

Dessa forma, é interessante adotar ferramentas de treinamento da equipe para que prestem bom atendimento. Uma delas é o momento da verdade, ciclo de contatos do cliente com a empresa, do ato de chegar no local até comprovante de compra.

Outra coisa é promover habilidades de negociação para criar um resultado onde o cliente e o time ganham. Por exemplo, mostrar que em uma negociação não deve ser abordado apenas um aspecto do produto e que você deve conhecer mais sobre o cliente.

Crie uma cultura 

Produtividade pode entrar em baixa numa empresa, e as vendas acabam seguindo a queda. O aproveitamento de tempo de uma equipe interfere negativamente no atendimento do cliente, mas isso pode ser contornado com a criação de uma cultura.

Uma cultura é criada através de macetes de produtividade, como os elementos que compõe o local e a administração de prazos. Num aspecto micro, o empreendedor incentiva o gerenciamento de tempo por parte da equipe.

Num aspecto macro, ele pode estabelecer prazos mais curtos para não criar um sentimento procrastinante no time.

Defina metas que os desafie

Metas de vendas é uma das formas mais eficientes para estimular melhores resultados, pois cria foco e alinhamento. Você deve partir de uma meta geral (ser a melhor franquia) para metas específicas (ter maior número de vendas).

No entanto, não devem ser montadas de forma solta suas metas, com ela tendo que atender a 5 aspectos (padrão SMART):

  • Especificidade;
  • Mensurabilidade;
  • Alcançabilidade;
  • Relevância;
  • Prazo fixo.

Avalie os indicadores de desempenho

Para ter uma visão geral, e real, do seu negócio, é necessário ter em mãos os indicadores-chave de desempenho. Parte de transformar uma equipe em máquina de vendas é entender o que interfere na qualidade.

Duas fórmulas são bastante importantes numa franquia: taxa de conversão (vendas/Total de clientes x 100) e índice de reclamações (quantidade de reclamações/Total de clientes x 100), que deve ser menor que 1%.

Liderança

Aquele que lidera a equipe de vendas não está isento de mudança para transformação da equipe. Na verdade, sua presença e comprometimento é crucial para motivar uma equipe a crescer.

Não se trata de incentivar através da fala, mas de criar uma relação construtiva com a equipe para aprimorar suas competências. O desempenho do líder deve ser alto para que o time de vendas também siga o mesmo caminho.

Sobre o autor

Geyvson Andrade

Geyvson Andrade

CEO da Emconexão Sistemas, Empreendedor, Pós Graduado em Gestão Pública, Jornalista, Bacharelando Direito.

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