Franquia

Franquia Home Office: Tudo que você precisa saber

Geyvson Andrade
Escrito por Geyvson Andrade

A modalidade de trabalho home office (escritório em casa) tem chamado muita atenção por permitir que as pessoas ganhem dinheiro, mas sem a necessidade  de saírem do conforto de suas respectivas residências. Parece algo improvável?

Acredite, trabalhar em casa e ganhar dinheiro se tornou uma realidade comum, inclusive tem permitido que muitas pessoas realizem o sonho de abrir o próprio negócio sem precisar fazer os investimentos altos. Chamada de “franquia home office” esse modelo de negócio não exige pontos comerciais para que comece a trabalhar e, ainda, é conhecido por solicitar investimentos relativamente baixos.

Ficou curioso para saber outros detalhes sobre a franquia home office? Confira.

Por muito tempo a ideia de trabalhar em casa foi banalizada pelas pessoas com especulações que colocavam em dúvida a eficiência dos trabalhadores. No caso, era comum as pessoas acreditarem na ideia de que o trabalho home office era uma desculpa para as pessoas se manterem livres do ambiente corporativo, não tendo a chance de ganharem dinheiro e, trabalhar de verdade sem sair de casa.

Mas nos últimos anos pôde-se perceber que essas especulações não passam de grandes bobagens. Afinal, as pessoas que trabalham em suas respectivas casas, são tão eficientes quanto as outras que ficam dentro do escritório durante o dia inteiro – além de que, são pessoas muito mais dedicadas, já que necessitam ter seu foco determinado para não se deixarem levar pelas tentações em sua volta.

Essa modalidade de trabalho mudou a forma como muitas empresas trabalham e inclusive, permitiu que muitas reduzissem custos com os funcionários, que ao invés de terem que se locomover até o escritório, passaram a aproveitar esses minutos ou horas gastos em suas locomoções para executar as suas obrigações do trabalho. Ou seja. Reduziu o tempo gasto, custos e diversos outros detalhes.

Mas a verdade é que nos últimos meses não é o trabalho home office em si que está chamando atenção das pessoas, mas sim a possibilidade de abrir o próprio empreendimento e colocá-lo para funcionar a partir do seu escritório em casa – ou até mesmo, sofá da sala, da cadeira da cozinha ou quem sabe, da sua cama. 

Tecnicamente, isso já era possível de ser feito com ideias bem centralizadas, no entanto com a popularização dessa modalidade de negócio que recebe o nome de franquia home office, muitas pessoas voltaram a ficar animados com a ideia de se tornar um empreendedor e sem ser necessário fazer altos investimentos.

Entenda como que funciona uma Franquia Home Office

A franquia home office nada mais é que o negócio que segue o mesmo modelo de franchising, mas com o diferencial de que o responsável pela empresa possui autonomia para trabalhar em sua casa, sem existir a necessidade de abrir algum ponto comercial para receber seu cliente, atender pedidos ou executar serviços.

Esse modelo funciona com um plano de negócio há estruturado, assim como no modelo habitual de franquia, onde o franqueador determina questões diversas para colocar o seu negócio em operação no mercado. Ou seja. Nesse plano será permitido que você faça uso da marca e toda a sua identidade visual, tendo um suporte personalizado franqueadora para treinamentos ou ajuda, se necessário.

Para isso, também será necessário pagar um valor de entrada para começar seu modelo de negócio franquia home office, mas que tende ser oficialmente bem menor que as franquias “comuns” do mercado – que além do investimento para adquirir os direitos de trabalhar com aquela marca, exige-se o ponto comercial.

Ao arcar com os valores solicitados pela franqueadora, o franqueado pode fazer os treinamentos e se preparar para executar os serviços da franquia, não tendo que se preocupar em ter um espaço comercial fixo. Pelo contrário, pode iniciar o seu trabalho em sua casa, seja em um escritório ou em outro local agradável.

Entretanto, neste tipo de franquia também é necessário seguir burocracias com relação ao funcionamento do seu negócio, sendo preciso solicitar documentos e outros que garantam a legalidade da franquia home office. Será crucial obter um Cadastro de Pessoa Jurídica (CNPJ), além de outros documentos que passam a te ajudar na execução seus serviços de uma forma legal e sem infringir as leis.

Os principais benefícios oferecidos por uma Franquia Home Office

Assim como as outras modalidades de negócio, a franquia home office também oferece muitos benefícios aos empreendedores e entre eles pode-se destacar o fato de trabalhar no conforto da sua casa, podendo criar a sua própria rotina de trabalho – sem necessidade de responder aos horários e regras de algum chefe.

Mas além disso, esse tipo de franquia acaba oferecendo mais facilidades para a solicitação de entrada por não exigir o comprimento de diferentes regras ou das burocracias – algo padrão em modalidades comuns de franquias. Assim, existe a possibilidade de começar a executar os serviços da franquia home office o mais rápido possível, sem ser necessário determinações específicas do franqueador.

Essa franquia também te oferece um baixo custo operacional. Ou seja. Não há a necessidade de gastar com o aluguel de pontos comerciais e com contas extras de energia, água ou impostos gerados por esse local. Inclusive, pode realizar os serviços sozinho sem necessitar arcar com salário de funcionários para ajudá-lo.

O interessante é que a franquia home office também oferece vantagens para as pessoas que precisam trabalhar, mas que por razões diversas não conseguem – ou não podem – sair de sua casa (como o caso de mães com crianças pequenas, pessoas incapacitadas de fazer movimentos bruscos e outros). Essa pessoas são beneficiadas com possibilidade de realizarem seu trabalhar no conforto de casa.

Com isso, pode-se dizer que a franquia com modalidade home office também se torna eficiente na busca pela melhora da qualidade de vida. O trabalho em casa permite que as pessoas criem a sua própria rotina, determinando os horários e a intensidade de seus trabalhos. Assim, essas pessoas não apenas realizam esse sonho de ter o próprio negócio, como podem aumentar o seu bem estar diário.

Ou seja. Você tem mais liberdade, conforto e possibilidade de ganhar dinheiro.

Sobre o autor

Geyvson Andrade

Geyvson Andrade

CEO da Emconexão Sistemas, Empreendedor, Pós Graduado em Gestão Pública, Jornalista, Bacharelando Direito.

Deixe uma resposta

Navegação