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Instagram para pequenas empresas: dicas que você precisa conhecer

Geyvson Andrade
Escrito por Geyvson Andrade

É inegável que, atualmente, as redes sociais são pré-requisitos básicos para qualquer empresa. O Instagram, a exemplo, desde o seu lançamento, em 2010, caiu no cotidiano dos internautas. O sucesso estrondoso da plataforma, pertencente ao Facebook, tornou-a rapidamente não apenas a rede social que mais cresce ao redor do mundo, mas também um celeiro de investimentos. Hoje já são mais de 1 bilhão de pessoas conectadas e ativas mensalmente, além de quase 100 milhões de fotos postadas diariamente e mais de 2 bilhões de curtidas. Diante disso, não é à toa que grandes marcas estão investindo fortemente em conteúdo para o Instagram.

Fato, inclusive, que não deve causar espanto às pequenas empresas, uma vez que, nesse universo, há oportunidades inesgotáveis para quem tem um bom planejamento e deseja aumentar o alcance do seu negócio ou se tornar influenciador. Para isso, é preciso publicar conteúdo com frequência, manter-se em diálogo com os seguidores e procurar incansavelmente por outros. Por isso, selecionamos algumas dicas de como utilizar o Instagram para potencializar a sua pequena empresa.

Perfil comercial atrativo, objetivos definidos e público-alvo

De início, o primeiro passo é tornar o perfil comercial. Essa mudança traz benefícios interessantes, como a facilidade para criar e publicar anúncios sem a necessidade do Facebook, seguidores poderem entrar em contato direto com você através da sua página, além de também oferecer Insights, análises próprias do aplicativo, as quais disponibilizam estatísticas sobre impressões e alcance das postagens da conta no Instagram. Além disso, prezar pela atratividade do perfil é uma atitude indiscutível, por isso, prefira fotos chamativas e que sejam coerentes com o seu empreendimento. Também procure inserir na bio uma pequena definição do que é e do representa a sua empresa, aqui é considerável transmitir profissionalismo e credibilidade.

Feito isso, o segundo passo é compreender que você não está no Instagram porque ela é uma rede de comunicação proeminente no mundo, mas sim porque há objetivos claros de potencializar o seu negócio. Nesse sentido, é importante ter definido quais são os objetivos centrais da sua página, seja divulgação, engajamento ou aumentar as vendas por meio da plataforma. Em adição, tenha em mente qual é a representação ideal do cliente que você deseja atingir antes de publicar qualquer conteúdo, pois seguir essa linha de pensamento é primordial para embasar o conteúdo dos posts e, consequentemente, engajar o seu público.

Anúncios patrocinados e análise de resultados

Da mesma forma que no Facebook, anúncios no Instagram tornaram-se comuns. E, pensando em facilitar a dinâmica de marketing, o Instagram permite que o anunciante tenha controle absoluto sobre o orçamento que deseja investir, sendo o valor mínimo diário de 1 real. Ademais, é possível promover as suas fotos para qualquer usuário que adapte-se ao público-alvo de sua conta por meio dos anúncios, que dividem-se em muitas formas, entre as quais foto, vídeo, anúncios dinâmicos ou carrossel e stories. Outra sugestão adequada é publicar conteúdos de maneira frequente, mas não de forma de forma agressiva. Nesse caminho, criar uma hashtag interativa é naturalmente uma maneira recomenda para ampliar o alcance e o engajamento com suas postagens.

Ao realizar todas essas etapas, nada mais estimulante do que ter noção do alcance de seu trabalho. Neste caso, não há o que se preocupar, pois o Instagram oferece uma ferramenta chamada de Insights, que são análises próprias do aplicativo, as quais disponibilizam estatísticas sobre impressões e alcance das postagens da conta no Instagram. Assim, você pode ter informações específicas a despeito das impressões semanais e de cada postagem de forma particular. Logo, ao entender como os usuários estão interagindo, será possível avaliar e melhorar o conteúdo com fito de impulsionar o engajamento da sua pequena empresa.

Gutgram

Para ter sucesso no universo super-concorrido do Instagram, no qual a todo momento estão sendo publicados e curtidos novos conteúdos, é preciso principalmente de fidelidade. Isso significa que para ter um perfil comercial de sucesso não é necessário gastar milhões em publicidade, basta apenas estar presente, com a frequência de uma amigo, na vida de seu público.

Pensando em oferecer a você uma experiência de êxito, criamos o Gutgram, uma ferramenta flexível e moderna que pode ajudar você a impactar a vida de milhares de pessoas. De forma automatizada, você terá acesso a recursos de excelência para alcançar, engajar e gerenciar o seu perfil no Instagram.

Recursos do Gutgram

Entre os principais recursos do Gutgram, destacam-se:

  1. Capacidade de alavancar seguidores reais e públicos personalizados;
  2. Atendimento aos comentários de forma organizada e rápida;
  3. Possibilidade de enviar mensagens automáticas, a fim de apresentar o seu negócio para os seus novos seguidores;
  4. Acompanhamento do alcance e engajamento de seu perfil com gráficos e taxas de conversões em tempo real;
  5. Publicação programada de conteúdo (fotos e stories), considerando datas e horários;
  6. Gerenciamento das hashtags mais expressivas para o seu negócio;
  7. Viabilidade de curtir e seguir, automaticamente, os seguidores de seu público específico, bem como dos seus concorrentes de formas variadas.
  8. Emissão de relatórios para analisar e melhorar o seu perfil no Instagram.

Percebeu que o uso do Gutgram pode facilmente potencializar o seu empreendimento? Tudo isso em um preço acessível, condizente com o orçamento tanto de grandes, como de pequenas empresas.

Conclusão

Certamente ao chegar até o fim deste artigo, ficou perceptível que o Instagram é um grande aliado para o seu negócio. Por ser uma plataforma de imensa dinamicidade, para quem quer despontar na frente, é imprescindível ter objetivos claros, criatividade e ferramentas flexíveis e baratas de gerenciamento.

E se você quer mais dicas como essas, fique atento ao nosso blog semanal. Todas as semanas trazemos informações atualizadas do mundo da tecnologia e do mundo dos negócios.

Sobre o autor

Geyvson Andrade

Geyvson Andrade

CEO da Emconexão Sistemas, Empreendedor, Pós Graduado em Gestão Pública, Jornalista, Bacharelando Direito.

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