Assistência Social

O que é centro POP?

Geyvson Andrade
Escrito por Geyvson Andrade

O centro POP é uma unidade pública da assistência social, que está voltada ao atendimento especializado à pessoas em situação de rua, seja ele coletivo ou individual, com atividades e/ou oficinas de socialização, além de incentivar o protagonismo da participação social dessas pessoas.

Tem o dever de representar um espaço de referência para o convívio grupal e social, que desenvolve relações de respeito, solidariedade e afetividade, além de oferecer um hábito de vida para alcance da autonomia e estimular a organização, mobilização e participação social.

Seu público alvo se abrange desde jovens à idosos, ou simplesmente famílias que utilizam as ruas como moradia ou local de sobrevivência, e deve promover acesso a higiene pessoal, espaço de guardas de pertences, alimentação e provisão de documentação. As crianças e os adolescentes só podem ser atendidos pela unidade se estiverem acompanhados de familiar ou de alguém responsável – também em situação de rua.

O trabalho da abordagem social feito pelo centro POP, não é o de retirar essas pessoas da rua de forma involuntária ou compulsória, mas sim sensibilizar a pessoa para que ela aceite a proposta que for oferecida pela equipe.

A qualquer momento, a pessoa em situação de rua pode ter acesso ao serviço – de forma espontânea, ou podem ser encaminhados pelo Serviço Especializado em Abordagem Social – ou por outros serviços de assistências sociais ou políticas públicas – ou por órgãos de Sistema Judiciário.

Sobre o autor

Geyvson Andrade

Geyvson Andrade

CEO da Emconexão Sistemas, Empreendedor, Pós Graduado em Gestão Pública, Jornalista, Bacharelando Direito.

Deixe uma resposta

Navegação