Assistência Social

O que é Programa de Atenção Integral às Famílias (PAIF)?

Geyvson Andrade
Escrito por Geyvson Andrade

O Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família, o PAIF, é um serviço que é oferecido pelos Centros de Referência em Assistência Social (CRAS).

O objetivo do Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família (PAIF) é o de apoiar as famílias, prevenindo que laços familiares sejam rompidos de forma irresponsável.

Esse serviço também tem o objetivo de promover o acesso aos direitos da família, contribuindo para que essas famílias também tenham maior qualidade de vida.

Saiba mais sobre o Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família (PAIF) a seguir.

Como é realizado esse trabalho?

O Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família (PAIF) realiza um trabalho social com famílias no Brasil.

Esse trabalho social envolve um conjunto de procedimentos que são realizados com o objetivo de melhorar a convivência, o reconhecimento de direitos e as possibilidades de intervenção na vida social de um núcleo familiar.

O trabalho que é realizado pelo Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família (PAIF) é um trabalho que estimula as potencialidades de uma família. Outra intenção é a de promover espaços conjuntos para aperfeiçoar diálogos e a troca de boas experiências.

Público Atendido pelo Programa

As famílias que estão em uma situação de vulnerabilidade social são aquelas que são atendidas pelo PAIF. Essas famílias compõem o público que é o alvo do atendimento do PAIF.

O PAIF prioriza o seu atendimento para os seguintes grupos:

  1. Beneficiários que atendem aos critérios de participação em programas de benefícios de Assistência Social e distribuição de renda;
  2. Pessoas idosas que vivem em situações de fragilidade ou condições de risco civil;
  3. Pessoas com deficiência física ou mental.

Para que sejam atendidas pelo PAIF, as famílias precisam estar territorialmente referenciadas no CRAS como residentes em situação de vulnerabilidade social decorrente de condição de pobreza, de risco social, de nulo ou quase inexistente acesso aos serviços públicos, ou qualquer outra situação de vulnerabilidade.

Famílias que vivem em um território onde o acesso à saúde, à educação e demais direitos do cidadão são dificultados também estão no grupo prioritário do PAIF.

Lembrando que não é por que as famílias moram em territórios abrangidos pelo CRAS e vivenciam a realidade dos grupos prioritários que elas devem ser atendidas pelo PAIF.

O PAIF só intervém no núcleo familiar se essa ação for de total interesse e concordância dos membros familiares. E mesmo após a manifestação do interesse do grupo familiar, uma análise por parte da equipe técnica deve preceder e autorizar o início dos trabalhos do PAIF na família.

Onde o PAIF é oferecido

O Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família (PAIF) é um serviço oferecido exclusivamente pelas unidades do CRAS – Centro de Referência em Assistência Social.

Objetivos do PAIF

O Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família (PAIF) tem como principais objetivos:

  1. Fortalecer os laços familiares no grupo familiar;
  2. Prevenir a ruptura desses laços familiares e de comunidade;
  3. Promover conquistas sociais e materiais para as famílias atendidas pelo PAIF;
  4. Promover o acesso a benefícios sociais, programas de distribuição de renda, entre outros serviços de Assistência Social;
  5. Apoiar famílias que possuam dentro do seu grupo familiar, pessoas que estão passando por situações em que precisam de cuidados mais específicos na sua rotina dentro da família;
  6. Promover um melhor diálogo entre os membros do grupo familiar;
  7. Incentivar a troca de boas experiências dentro do grupo familiar.

Em resumo, o PAIF tem o objetivo de oferecer uma série de ações de Assistência Social de prestação continuada. O PAIF faz isso por meio do trabalho social que é realizado com famílias que estão em situação de vulnerabilidade social.

Sobre o autor

Geyvson Andrade

Geyvson Andrade

CEO da Emconexão Sistemas, Empreendedor, Pós Graduado em Gestão Pública, Jornalista, Bacharelando Direito.

Deixe uma resposta

Navegação