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Razões pelas quais nós perdemos boas oportunidades

Geyvson Andrade
Escrito por Geyvson Andrade

Nós perdemos diversas oportunidades ao longo de nossa vida, principalmente no que se diz respeito no meio empresarial e de vendas. E, por incrível que apreça existem algumas razões que explicam porque isso acontece.

Existe, na verdade uma série de fatores que podemos encarar como justificativa válida para esses problemas – a maioria delas não é. Mas vamos mostrar a seguir que existem medos que são inatos.

Por isso, se você quer entender porque perde algumas boas oportunidades, recomendamos a você que continue lendo este artigo. Ao final dele lhe daremos pelo menos duas razões para isso.

Quer saber mais sobre? Então continue a ler este artigo até o final e descubra mais sobre de que maneiras você vem sabotando as suas próprias oportunidades. Vamos nessa?

Perdendo oportunidades por medo e ansiedade

Com base no que nos aconteceu de ruim no passado, temos medo de seguir adiante para que o que já aconteceu não tenda a se repetir. Com base no que sonhamos conquistar no futuro, ficamos ansiosos por chegar logo lá.

Nesse processo, acabamos atropelando etapas importantes e necessárias.

Assim, o que importa, de verdade é confiar muito mais em si mesmo e aplicar todo o seu conhecimento e potencial para não deixar que as oportunidades se percam novamente.

Isso porque, tendemos a levar em consideração as nossas experiências anteriores que resultaram em fracasso. Assim, por guardar essas experiências ruins e não tomá-las como uma forma de aprendizado, acabamos deixando passar essas oportunidades.

O passo seguinte a isso é tornar-se ansioso e acabar não oferecendo todo o seu potencial nesse empreendimento por ter medo de falhar – e o medo, combinado com a ansiedade podem ser fatais para que você não ofereça todo o seu potencial.

Existem, claro, uma série de outros fatores, mas, em geral, os que podem ser mudados por você são esses.

Como aproveitar melhor as oportunidades

Uma das regras de ouro para que você possa aproveitar melhor as oportunidades que lhe são ofertadas é ter autoconfiança e sentir-se merecedor da chance que lhe foi dada.

Assim, quando você se dá conta de seu potencial você pode oferecer um bom desempenho e tudo o que virá a seguir é lucro.

Além disso, se parte do seu medo vem de más experiências anteriores, a melhor forma de se lidar com elas é através do uso dessas experiências que não deram certo como um ponto de partida para não repetir esses erros.

O problema da maioria das pessoas é não aceitar os erros já cometidos como meio para não repeti-los – e isso é um erro, pois os “fracassos” são os que mais ensinam sobre como podemos aproveitar as oportunidades do meio empresarial.

E, é preciso saber também que algumas oportunidades só aparecem uma vez, principalmente na área de vendas, assim, é preciso avaliar e aproveitá-las rapidamente para que você possa ter êxito em seus negócios.

Mas afinal por que perdemos as oportunidades de vendas?

Poucas empresas fazem esse acompanhamento de perto e de forma sistematizada que permita efetiva melhoria no processo de vendas.

Mesmo que a empresa faça essa reflexão, de uma forma geral ela está baseada na informação enviesada dos próprios vendedores e/ou dos gestores de vendas

O ideal, então, é entender as razões de não compra diretamente dos próprios compradores.

Uma pesquisa realizada recentemente abordou as razões de perda de oportunidades de vendas com 35 compradores de empresas B2B de diferentes setores da economia e encontrou pelo menos 3 razões principais:

  • Capacidade de adaptação.
  • Demonstração dos benefícios potenciais do relacionamento.
  • Percepção de custos altos.

É provável que você possa ter identificado nessas 3 razões – o lado bom disso é que a maioria delas está associada a habilidades de vendas que podem ser desenvolvidas e melhoradas por meio de capacitações.

Essas capacitações precisam abordar seis habilidades:

  1. Mapeamento do processo de decisão do cliente.
  2. Planejamento o cliente, oportunidades e interações.
  3. Identificação das necessidades do cliente.
  4. Personalização da proposta de valor.
  5. Demonstração de competências.
  6. Negociação de propostas.

Essas habilidades aliadas ao conhecimento do vendedor sobre o produto ou serviço, cliente e a concorrência, permitem que ele possa aumentar os resultados do negócio e as oportunidades que surgirem.

Sobre o autor

Geyvson Andrade

Geyvson Andrade

CEO da Emconexão Sistemas, Empreendedor, Pós Graduado em Gestão Pública, Jornalista, Bacharelando Direito.

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